Mastigação: Onde inicia a digestão, o prazer pelo sabor. Os dentes quebram o alimento em pedacinhos. Na boca existe a ação de células de defesa, que promovem a neutralização de vírus, bactérias, agrotóxicos, toxinas, etc. Engolimos o alimento e este é transportado através da faringe e do esôfago para o estômago, onde fica armazenado por uma hora.
Depois será mandado para o intestino e percorrer 7 metros. A mucosa intestinal seleciona o que deve ou não ser enviado para o sangue.
O intestino possui um sistema nervoso e funciona na total ausência de informações do cérebro. A saúde funcional do intestino é fundamental para o sistema imunológico, pois componentes da mucosa intestinal agem no combate às substâncias estranhas ao organismo, inclusive alimentos mal digeridos (proteína do leite, proteína do trigo – glúten). Substâncias estranhas, alimentos mal digeridos, ficar mais de 3 horas sem comer, abre buracos na parede do intestino e começa a gerar doença crônica.
A parede do intestino hoje é chamada de segundo cérebro por vários fatores. A parede do intestino seleciona quem entra e quem não entra no organismo. Se é um alimento mal digerido, se é uma levedura, se é uma toxina, não é da natureza não entra. Só entra o que é nutriente.
A parede do intestino produz: hormônio, enzimas, neurotransmissores, uma série de substâncias que se achava antes que só o cérebro produzia e hoje se sabe que o intestino produz e algumas em maior quantidade do que o próprio cérebro. Se a parede do intestino inflamar os nutrientes que tem caminho certo para entrar vão ficar perdido, porque altera vilosidade, altera caminho e vai gerar a Síndrome de má absorção. As tranqueiras entram porque abriu um buraco. Passa coisa para dentro do organismo e esse não sabe o que fazer com elas.
Os legumes, verduras e frutas têm pouca caloria, porque são fundamentais para nosso organismo. Eles têm pouca caloria, porque é o que precisamos em maior quantidade.
No lado direito da figura abaixo estão os alimentos que alteram a microbiota intestinal e do lado esquerdo estão os alimentos que protegem a parede intestinal da ação de bactérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário